Sábado, 4 de Dezembro de 2021

Jovens da fronteira mais resilientes

Um estudo levado a cabo pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Universidade do Porto, inserido no projeto Grow.Up, concluiu que “os jovens de fronteira são muito resilientes, têm sentimento de pertença muito grande em relação ao país e à Europa, embora tenham algumas desigualdades no acesso à educação, principalmente ao ensino superior”.

-PUB-

A constatação deste facto foi possível depois de um ano de estudos em 38 concelhos fronteiriços, em que os alunos dos 9º e 12º anos foram a amostra inquirida, num total de quatro mil respostas obtidas.
Sofia Marques da Silva, investigadora, explicou que o projeto de investigação se “preocupou em estudar especificamente os jovens de fronteira de Portugal, que coincidem com as regiões do Interior, que têm mais desvantagens devido à sua posição geográfica e em termos de acesso a oportunidades, quer educacionais quer de empregabilidade”.

Em simultâneo, também diversos vereadores da educação e juventude, elementos autárquicos e diretores de agrupamentos e escolas foram entrevistados, dando a sua visão sobre a realidade e as políticas levadas

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.