A participação dos jovens botiquenses naquele que é considerado o maior programa nacional de iniciação ao meio universitário, destinado aos estudantes entre o 5º e o 11º ano de escolaridade, decorre em duas fases.
A primeira fase realizou-se entre os dias 1 e 5 de julho e contou com a participação de 18 jovens, que durante um semana tiveram a possibilidade de conhecer as 14 faculdades da Universidade do Porto, uma escola de negócios (Porto Business School), várias unidades de investigação e participar em diversas atividades e projetos em áreas diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes ou o desporto.
De 22 a 26 de julho, será a vez de mais dez jovens botiquenses viajarem até ao Porto para participar na Universidade Júnior, programa que tem como objetivos promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas, suscitar o interesse pelos estudos superiores, proporcionar a familiarização com o ambiente académico e, ainda, contribuir para a escolha de um percurso vocacional.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acredita que “esta experiência é importante para que os jovens tenham noção sobre aquilo que querem para o seu futuro”.
O edil referiu ainda que “a autarquia continuará a apoiar as crianças e jovens do Concelho, quer no seu percurso escolar e académico, quer no primeiro contacto com o mundo do trabalho”.
De salientar que, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, o Município de Boticas suporta a totalidade das despesas inerentes à participação dos jovens no programa, através do pagamento da propina, alojamento e transporte.