Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!

Jovens transmontanos no mundo

Muitos são aqueles a quem foram fechadas as portas em Portugal, mas para quem se abriram janelas pelo mundo fora. Apresentamos cinco rostos transmontanos e as suas histórias. Cinco aventuras protagonizadas por quem não teve medo de ir buscar em outros países o que não encontrou na terra que os viu nascer. Para estes cinco jovens a pergunta óbvia: Pretende voltar?

-PUB-

Segundo o relatório de 2015 do Observatório da Emigração, “20 por cento dos portugueses vive fora do país”. Essa é a realidade de Carla Barros, Jorge Carvalho, Ana Cláudia Miranda, Marco Tomé Carvalho e Telma Pinto, jovens transmontanos que vivem e trabalham no estrangeiro e que aceitaram o desafio de contar à VTM a sua experiência.

Rumo muitas vezes ao desconhecido, os jovens partem à procura do reconhecimento profissional, para dizer adeus a uma situação de desemprego ou mesmo em busca do seu primeiro trabalho.

A diferença de hábitos, a distância, as saudades, as expectativas sobre o novo local de trabalho e a língua são algumas das dificuldades sentidas à chegada, no entanto, mostrando uma capacidade

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS