Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Jovens voluntários para a natureza e florestas já estão no terreno

Durante os próximos 15 dias vão desempenhar atividades nas áreas da cultura, do património e em equipamentos municipais, durante cinco dias semanais e três horas diárias, auferindo do apoio de uma bolsa monetária.

-PUB-

Na segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, juntamente com os técnicos da autarquia e o 2.º Comandante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, Luís Almeida, recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os primeiros grupos de jovens que integram, a partir de hoje a primeira quinzena de julho, do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do programa municipal de Ocupação de Tempos Livres (OTL).

Ao abrigo do OTL, cinco jovens com idades dos 14 aos 18 anos vão estar, durante os próximos 15 dias, a desempenhar atividades nas áreas da cultura, do património e em equipamentos municipais, durante cinco dias semanais e três horas diárias, auferindo do apoio de uma bolsa monetária.

O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, que visa dar o seu contributo para a educação e para a sensibilização na valorização e na preservação do meio ambiente, tem, neste momento, dois grupos de jovens no terreno. Com a aprovação de uma candidatura realizada pela autarquia de Mesão Frio, foi admitido um grupo de seis elementos. De entre tantas outras atividades que estes voluntários estão incumbidos de desempenhar, estão as que assumem maior preponderância: a vigilância florestal, a sensibilização da população para a preservação da natureza, a limpeza e manutenção das zonas de lazer e iniciativas de reflorestação.

Na receção aos voluntários, Alberto Pereira referiu que, “fruto de todos os problemas inerentes aos fogos florestais, que têm existido nos últimos anos, a autarquia decidiu, este ano, reforçar ainda mais a prevenção dos incêndios e, juntamente com a Equipa de Intervenção Permanente da Associação Humanitária de Bombeiros voluntários de Mesão Frio [entidade parceira], redobramos a limpeza dos caminhos, apostamos na limpeza de alguns pontos mais críticos e na fiscalização”, declarou.

Dirigindo-se aos voluntários do OTL, o edil apelou à continuidade do trabalho profícuo que tem vindo a ser realizado, pautado sempre por um enorme sentido de responsabilidade cívica e ambiental. Alberto Pereira terminou, felicitando todos os presentes e desejando-lhes um bom desempenho nas funções que o município lhes confiou.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.