Num momento em que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu e em que a taxa de abstenção “é muito elevada”, especialmente entre os jovens, a iniciativa pretendeu esclarecer os jovens sobre o funcionamento das instituições europeias e alguns programas europeus.
Na sessão foram apresentadas e debatidas algumas propostas do PSD para a área da juventude. Com o apoio liderante do PSD, o próximo Quadro Financeiro Plurianual ampliou largamente a escala dos programas europeus ao nível da educação e formação (Erasmus +), da oportunidade de primeiro emprego (rede Eures) e do voluntariado (o novo Corpo Europeu de Solidariedade). O reforço maciço destes três programas põe dois desafios novos: o desafio da articulação entre eles e o da sua ligação à dimensão da ciência e inovação e do empreendedorismo.
O PSD propõe, por isso, iniciativas destinadas à promoção do Empreendedorismo jovem, através da criação de linhas específicas nos programas de apoio ao investimento e da simplificação dos processos de candidatura.
No quadro do Erasmus +, a triplicação do orçamento deve originar um aumento do número de participantes, mas deve também permitir o acesso universal ao programa com a fixação de bolsas de mobilidade adequadas à situação social do beneficiário e ao custo de vida da região para que se desloca (eliminando as discriminações atualmente existentes). Ao reforço financeiro do programa “o teu primeiro emprego Eures”, que permitirá um acesso muito mais vasto a empregos, estágios e oportunidades de formação, deve somar-se o aprofundamento do programa “Garantia Jovem”, nomeadamente adaptando-o às novas realidades do mercado de trabalho. A criação do Corpo Europeu de Solidariedade permitirá que mais de 350.000 jovens prestem apoio, designadamente a comunidades e a pessoas em situação de necessidade através de acções de voluntariado, empregos ou estágios. O PSD defende o alargamento da faixa etária elegível para o intervalo dos 16-35 anos.
O PSD e o PPE apoiam ainda fortemente o DiscoverEU, que garante aos jovens uma experiência de mobilidade temporária beneficiando de bilhetes gratuitos de Interrail. Propõe-se que esta oferta passe a revestir carácter universal, abrangendo todos os jovens que perfaçam 18 anos.