A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Chaves, está a prestar apoio aos contribuintes no preenchimento das respetivas declarações de IRS, cuja entrega via internet é obrigatória desde 2018.
A iniciativa, que tem atraído residentes de outras freguesias do concelho, decorre a bom ritmo e conta com a ajuda de um técnico aposentado das Finanças, que colabora com a Junta “há já quatro anos. Estou aqui como voluntário. Isto acaba por ser um hobby para mim. Estou a fazer aquilo que gosto, atender as pessoas e ajudá-las dentro das minhas competências”, frisou Rui Louro.
Segundo avançou à VTM, “cerca de 70% das pessoas que recebo são idosas, já reformadas. Recebo, também, 20 a 30% de jovens, casados e não casados. No total, estamos a falar de cerca de mil declarações de IRS que me passam pelas mãos ao longo destes meses”.
Hugo Silva, presidente da Junta de Freguesia, destacou a importância do apoio. “Demos início a este serviço ainda antes de ser obrigatória a entrega digital. Sabíamos que havia muitas pessoas na freguesia, sobretudo idosos, que tinham algumas dificuldades no preenchimento do IRS”.
Tal agravou-se “a partir do momento em que a inserção digital passou a ser obrigatória. Aproveitando o facto de uma das pessoas que colabora connosco ser um técnico aposentando das Finanças, foi ouro sobre azul e tem-nos permitido, ano atrás ano, prestar este apoio no preenchimento do IRS”.
Notícia a ser desenvolvida na edição de 21 de abril