O documento agrega as freguesias de Loureiro, Fontelas, Vilarinho dos Freires, Sedielos, União das Freguesias de Galafura e Covelinhas, União de Freguesias de Moura Morta e Vinhós, União de Freguesias de Peso da Régua e Godim, União de Freguesias de Poiares e Canelas.
Ao abrigo destes protocolos foram delegadas nas oito juntas de freguesia competências para limpeza e conservação das vias municipais.
À semelhança do ano transato, na Junta de Freguesia de Loureiro e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas foram ainda delegadas competências no âmbito da reparação e manutenção dos Jardins de Infância, bem como, recursos humanos. Os protocolos contemplam ainda uma compensação complementar para as juntas de freguesia, que não possuem cantoneiro municipal.
Para além das competências delegadas, a autarquia reguense manterá o “apoio permanente no fornecimento de materiais de construção e financiamento de mão-de-obra da própria junta de freguesia”, para a execução de obras assumidas e definidas pelas juntas de freguesia, em articulação com a câmara municipal. Este é um apoio direto bastante significativo que contribuí para a melhoria do serviço prestado à população.
Em comunicado, a câmara sublinha que a “coesão territorial continua a estar no topo das prioridades do executivo municipal”, sendo a relação de cooperação entre a câmara e as juntas de freguesia “determinante para a adequação eficaz da capacidade de resposta às necessidades efetivas de cada localidade”.