Quinta-feira, 23 de Abril de 2026
InícioBragançaLaboratório “More” valoriza a bolota com sistema inteligente  

Laboratório “More” valoriza a bolota com sistema inteligente  

A bolota foi alimento de gado e pessoas, sustento de comunidades rurais, peça central dos ecossistemas. Hoje, esse mesmo fruto está prestes a entrar numa nova era, a da tecnologia, inteligência artificial e inovação industrial.  

-PUB-

O projeto AcornSelectAi tem na bolota um desafio científico e tecnológico, que passa por criar um sistema inteligente e automatizado capaz de analisar, separar e selecionar miolos de alta qualidade com alta precisão, usando câmaras multiespectrais, algoritmos de aprendizagem profunda e automação industrial avançada.

Em comunicado, o Laboratório More revela que o resultado é uma “solução robusta, escalável e versátil”, capaz de se adaptar a contexto industrial e a novos produtos, como a outros frutos secos”, sempre com o foco na “redução de desperdício, mais eficiência e produtos agroalimentares mais sustentáveis”.

Pedro Babo, CEO da Landratech, revela que este projeto representa uma oportunidade para valorizar a bolota enquanto recurso com elevado potencial, respondendo à ausência de soluções industriais estruturadas para o seu processamento”.

Acrescenta ainda que o AcornSelectAI “permitirá desenvolver uma tecnologia de seleção eficiente e adaptada à escala industrial, garantindo qualidade, reduzindo desperdícios e abrindo caminho à valorização de subprodutos para diferentes aplicações”.

O consórcio reúne especialistas em engenharia, ciência de dados, telecomunicações e indústria alimentar: HRV – Equipamentos de Processo, S.A., Landratech, MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, Instituto de Telecomunicações e Universidade da Beira Interior. Com um investimento superior a 1 milhão de euros, cofinanciado pelo COMPETE 2030 e Portugal 2030, o projeto mostra como ciência e território podem caminhar lado a lado.

Nos próximos anos, o AcornSelectAi vai desenvolver sistemas de seleção ótica modular, treinar algoritmos com vastos conjuntos de dados multiespectrais e testar a tecnologia diretamente em linhas de produção. Cada bolota analisada será uma oportunidade de reduzir perdas, melhorar qualidade e criar novos produtos que respeitam o meio ambiente e valorizam o território.

Mais do que tecnologia, este projeto “é uma história sobre ligar passado e futuro. É sobre olhar para um fruto milenar e perceber que ele pode ensinar à ciência como produzir melhor, com menos desperdício, e ao mesmo tempo fortalecer comunidades e ecossistemas”, frisa.

O lançamento do site do projeto, na semana do Dia Mundial da Árvore, simboliza “esta ligação entre natureza, cultura e inovação”.

 


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS