A Câmara Municipal de Lamego aprovou a participação da empresa Municipal “Lamego com Vida” numa associação anónima de capitais maioritariamente públicos que, em princípio, se vai designar por “Lamego Inova”.
Esta empresa que tem como objectivo a construção e gestão de equipamentos fundamentais para o desenvolvimento e requalificação urbana da cidade, vai avançar com duas obras de grande envergadura. Nomeadamente, a construção de um Pavilhão Multiusos, no Largo da Feira, e o Edifício Técnico Municipal, ao lado dos Paços do Concelho. O primeiro servirá para a apresentação de feiras e mostras dos produtos regionais e de eventos ligados ao desporto e à cultura. O Edifício Técnico Municipal vai albergar a sede da Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, o GAT e o Arquivo Histórico, ficando pronto no ano seguinte.
A “Lamego Inova“ pretende investir cerca de vinte milhões de euros nestes empreendimentos. Cada um destes equipamentos será servido, ainda, por um parque público.
“Melhorar a oferta, em termos de equipamentos para actividades e serviços” é, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, o grande objectivo destas obras.
Em relação ao Pavilhão Multiusos, o autarca garantiu que “até ao fim da primeira semana de Junho, deverá ser apresentado o projecto. A ideia será começar as obras, logo após as Festas dos Remédios, dado ser um equipamento fundamental, para a cidade, concelho e região” – acrescentou.
Quanto à temporização das obras, o Pavilhão Multiusos deverá ficar concluído até 2009 e o Edifício Técnico Municipal no ano seguinte.
Jmcardoso