Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Lar de Santo António com 55 casos positivos entre utentes e funcionários

O Lar de Santo António tem 55 casos de infeção provocada pelo novo coronavírus entre utentes e funcionários da instituição localizada na cidade de Vila Real, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

-PUB-

Rui Santos referiu que 39 idosos testaram positivo ao novo coronavírus, de um total de 41 utentes que residem no lar do Centro Social e Paroquial de Santo António e que um dos idosos foi hospitalizado.

O autarca acrescentou que 16 do total de 27 funcionários da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) também fizerem testes positivos ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.

De acordo com Rui Santos, só quatro dos funcionários que trabalham diretamente com os idosos estão negativos, pelo que foi hoje acionada a Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Real que, por sua vez, já pediu a intervenção da brigada de intervenção rápida para prestar apoio à IPSS.

Esta brigada junta elementos da Segurança Social, Saúde e Cruz Vermelha Portuguesa e, segundo o presidente, pretende-se que ela “rapidamente chegue ao terreno”.

À partida todos os idosos positivos vão permanecer dentro das instalações do lar.

O primeiro caso positivo foi detetado entre um colaborador “há dois dias”, tendo sido realizados, entretanto, testes no universo da instituição.

“Vamos acompanhar com muita atenção e muito de perto toda esta situação. É uma situação que nos preocupa”, salientou o autarca.

Vila Real integra o grupo de municípios em risco muito elevado e tinha, na quarta-feira, cerca de 170 casos ativos.

Portugal contabiliza pelo menos 5.278 mortos associados à covid-19 em 335.207 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS