Sábado, 16 de Outubro de 2021

Lar Nª Sr.ª das Dores começa hoje a receber idosos depois da descontaminação

O Lar Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, começa hoje a receber idosos depois da deteção de residentes e funcionários com covid-19 e da evacuação do edifício para descontaminação, disse fonte da instituição.

-PUB-

O lar, localizado no centro da cidade, foi evacuado na noite de 27 para 28 de março, depois de terem sido detetados cerca de 70 utentes com covid-19.

Eugénio Varejão, presidente do conselho de administração da instituição, disse à agência Lusa que vai receber hoje quatro residentes, três deles não infetados, que tinham sido transferidos para Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

O quarto idoso que regressará também hoje ao lar está internado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e já testou negativo para a covid-19, depois de ter contraído a doença.

Segundo o responsável, na terça-feira deverão regressar à instituição mais oito utentes, que foram transferidos para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, todos eles estiveram infetados e também já tiveram um primeiro teste negativo à covid-19, aguardando-se o resultado do segundo teste.

Na instituição ultimam-se os preparativos para receber os idosos.

Com a evacuação do lar, os funcionários, a maioria também com o novo coronavírus, foram para isolamento, o que levantou um problema de falta de recursos humanos.

O responsável referiu que a instituição já conta com 57 pessoas que irão, a partir de agora, trabalhar em equipas que funcionarão “em espelho”, ou seja, em turnos rotativos de 15 dias em 15 dias.

Trata-se de colaboradores do lar, pessoas que estavam inscritas no centro de emprego, da Cruz Vermelha e da Segurança Social.

No edifício estão a ser “organizados percursos” para garantir o afastamento dos residentes sem covid-19 dos infetados que irão regressar também nos próximos dias.

Eugénio Varejão referiu que, aos poucos, o lar se prepara para uma “nova realidade” e apontou que “nada volta a ser aquilo que era”.

Segundo o responsável, nesta instituição verificaram-se, entretanto, oito falecimentos associados à covid-19, idosos com idades compreendidas entre os 70 e mais de 90 anos e com outras patologias associadas.

Na noite da evacuação do lar foram transferidos 53 utentes para o hospital privado da Trofa, naquela que foi considerada a “maior operação sanitária” realizada no concelho de Vila Real e que envolveu 50 operacionais e 25 viaturas entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.

Depois da evacuação, o Exército procedeu à descontaminação do lar.

Devido à cadeia de contacto identificada no Lar de Nossa Senhora das Dores, a câmara acionou no dia 24 de março o plano de emergência municipal.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.