Os sons das latas voltaram, ontem, a ecoar pelas ruas de Vila Real. Os caloiros, guiados pelos seus praxadores, desfilaram pelas ruas, numa atividade tradicional que junta pessoas de diferentes partes do país. Cânticos, danças e atuações foram realizados em diversos pontos da cidade.
Nem mesmo a chuva tirou os estudantes da rua, que marchavam pela cidade para se fazerem ouvir, entre muita animação e atuações.
À VTM, Andreia Magalhães, estudante do 1ºano da licenciatura em Comunicação e Multimédia, afirmou que não tinha noção de como era a latada, mas já tinha ouvido falar. “A latada foi um momento de amizade, sem dúvida, e acho que todos deveriam participar”. A caloira evidenciou que adorou todo o processo, desde as músicas à coreografia que foi apresentada. “Foi um momento de união entre os novos alunos e os que já estão de saída”.
Referiu ainda que, para ela, a integração na universidade foi fácil e a latada só veio reafirmar isso. “Desde que soube que fui colocada, tive logo apoio e ajuda, não tive problemas em nenhum sentido”.
Mariana Melo, estudante do 1ºano da licenciatura em Bioquímica, iniciou o seu percurso na UTAD com algum receio, contudo a latada revelou-se “um momento de forte espírito académico, tradição e convívio”, contribuindo de forma significativa para a sua integração na universidade. A caloira evidenciou que a latada foi um ambiente acolhedor e vibrante, apesar do cansaço e do mau tempo. “O cortejo destacou-se como um dos momentos mais significativos, refletindo a criatividade dos estudantes, o espírito de camaradagem e o orgulho em representar a UTAD”.
A estudante de Bioquímica disse que a latada foi importante para “fortalecer a autonomia, desenvolver novas ligações e iniciar a vida universitária com um verdadeiro sentido de pertença a academia transmontana”. O evento de ontem e os primeiros dias na UTAD representaram para Mariana Melo uma “etapa de crescimento pessoal, integração social e descoberta académica”.
A cidade transmontana viu as suas ruas lotadas durante a tarde de domingo, num percurso que começou no Jardim da Carreira e terminou no Pioledo.