Em menos de dois meses, Lia Melo repetiu a vitória de 2016, agora no 6º Concurso Cidade de Vigo de Violín, Viola e Violonchelo (Grupo C), e em Nova Iorque, mesmo competindo num escalão superior ao do ano passado (Category Advanced), ganhou, novamente o primeiro lugar (FIRST PRIZE Winner) no “Golden Classical Music Awards” International Competition – New York 2018.
No entanto, a sua saga não terminaria sem a vitória na 1ª Edição do North International Music Competition, concurso sedeado na capital Sueca, Estocolmo, onde obteve mais um primeiro prémio (1st Prize – Category VI).
Nesta última semana dois eventos marcaram-na profundamente: o primeiro foi a sua vitória nas provas de seleção para a indigitação do representante da autarquia de Vila Real ao Eixo Atlântico que decorrerá na cidade vila-realense no início de maio; a segunda, pela sua importância na sua vida futura, foi a sua seleção para a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO), na sua primeira candidatura. De referir que esta orquestra é constituída por músicos dos 28 países da União europeia, selecionados entre vários milhares de candidatos, dos 16 aos 27 anos, sendo que Lia Melo, com 16 anos, é das mais novas candidatas a ser selecionada.
Mais uma vez é facto inédito um vila-realense chegar a uma orquestra internacional com a visibilidade da European Union Youth Orchestra.