Domingo, 1 de Dezembro de 2024
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Linha do Corgo cada vez mais fechada

Ainda não há movimentações no que concerne ao início dos trabalhos de recuperação e modernização da Linha do Corgo. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, SNTSF, teme pelo futuro da via-férrea do Corgo e desconfia das promessas da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

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Passados quase dois meses após o encerramento, a única intervenção feita na linha do Corgo resume-se à colocação de travessas que servem de trancas em alguns troços da linha. Mesmo tendo conhecimento que Ana Paula Vitorino prometeu iniciar já no próximo mês “uma parte da obra”, o certo é que o SNTSF manifesta alguma preocupação por ainda não haver qualquer indício do arranque dos trabalhos. “Não notamos qualquer evolução neste processo. A linha está fechada, o material circulante recolheu às oficinas do Corgo e os trabalhadores que operavam na via, estão a trabalhar na recuperação de uma máquina a vapor”, contou, ao Nosso Jornal, José Caetano, dirigente do SNTSF, que teme que as promessas da secretária de Estado dos Transportes “não passem disso mesmo”. Aquando do último acidente na Linha do Tua, ocorrido em Agosto, o Governo garantiu que a mesma iria abrir em Abril deste ano, mas tal situação não se concretizou. José Caetano adiantou ainda que o SNTSF não está distraído e vai continuar a acompanhar o assunto. “Em breve voltaremos à carga sobre a Linha do Corgo, pois urge saber se o que foi dito passará do papel à prática”.

O governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves, quando soube da decisão de Ana Paula Vitorino chegou a garantir “que a linha do Corgo reabrirá mais segura”, e que até lá “iriam ser feitas algumas intervenções ao longos dos seus cerca de 25km de ferrovia”.

Na sua última reunião no Governo Civil em Vila Real, Ana Paula Vitorino além de “prometer que uma parte da obra iria ser iniciada em Junho deste ano” apontou “a outra fase para Setembro”, garantindo que tudo estará concluído no penúltimo trimestre de 2010”.

O investimento está estimado em 26,9 milhões de euros.

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