Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

Maçã, Vinho e Azeite vão estar em destaque

Entre os dias 28 e 30 de agosto, o município de Carrazeda de Ansiães vai promover mais uma edição da Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, um certame que tem como objetivo primordial a promoção, divulgação e venda de produtos regionais.

-PUB-

Realizado sempre no último fim-de-semana do mês de agosto, o evento é classificado como “o mais importante do concelho” e espera receber milhares de pessoas no largo da Feira Municipal, onde vão se concentrar 84 expositores.

A abertura da XX edição da Feira está marcada para o dia 28, pelas 17h00, com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que, de seguida, irá ainda presidir a cerimónia de inauguração do Estádio Municipal de Carrazeda de Ansiães.

Na Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite vão marcar presença representantes de áreas distintas da economia local, como o artesanato, alimentação e produtos regionais. Presente estarão ainda entidades oficiais que se farão representar no espaço de exposições.

Ao longo dos três dias do certame, o visitante poderá ainda assistir, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarrural de Carrazeda de Ansiães, a um vasto número de atividades culturais, das quais se destaca a inauguração da exposição itinerante do Museu de Lamego “Caminhos do Ferro e da Prata”, e a apresentação da DLBC Rural, “Entre Xistos e Gran itos da Terra Quente”, da responsabilidade da “Desteque” – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente.

No sábado, pelas 18h00, realizar-se-á mais um cortejo etnográfico que, à semelhança de anos transatos, conta com a participação das associações locais, que trazem às ruas da vila muita cor e alegria, com a recriação dos mais antigos usos, costumes e práticas artesanais.

O dia 30 será dedicado à festa religiosa de evocação a Santa Águeda, padroeira de Carrazeda de Ansiães. Esta tradicional festa tem como pontos altos a celebração da Eucaristia, que decorrerá pelas 17h00, na igreja matriz, e a procissão solene, onde participam todas as paróquias do concelho com o andor da sua padroeira.

A música estará presente durante todas a horas do certame, com animação de rua a cargo do rancho folclórico e do grupo de cantares de Carrazeda de Ansiães, da companhia de teatro Filandorra, da Banda Filarmónica Vilarinhense, da Banda 25 de Março de Lamas e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro.

À noite o divertimento será garantido com espetáculos musicais bastante diversificados.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS