Participam dezenas de andores religiosos e centenas de figurantes, em que os andores, armados sobre carros, são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, que remonta ao ano de 1952. Para realizar esta tradição foi necessário obter uma autorização especial da Santa Sé. O documento só autoriza que sejam bois, e não vacas, a puxar os andores.
Durante o dia realizam-se arruadas pelos grupos de bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), Boinas Castanhas de Ferreiros (Lamego), Associação Desportiva de Ferreiros (Lamego) e pelas Sociedade Filarmónica de Lalim, Banda Marcial de Cambres e Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija, que também vão participar na Procissão de Triunfo, onde também estará a Associação Filarmónica de Tarouca.
Entre outros motivos de atração incluem-se a “Marcha Luminosa”, a 6 de setembro, a partir das 22h00, e no dia seguinte realiza-se a “Batalha das Flores”, às 16h00, em que as pessoas atiram pequenos quadrados de papel colorido sobre o desfile que passa pelas principais artérias da cidade duriense.
A animação musical será uma constante, com as atuações de vários grupos, artistas nacional e também locais. Destaque para o Show Case da Rádio Douro Nacional, com diversos artistas consagrados em palco para animar o muito público que é esperado na cidade no dia 1 de setembro.
Destaque ainda para as várias atividades lúdicas, culturais e desportivas e os espetáculos de variedades, onde se inclui fado, música popular, folclore, torneio de voleibol, campeonato mundial Ultimate Full Contact WUFC- Only the Strong e exposições.
Hoje, dia 27, em direto de Lamego está o programa da RTP “Verão Total”, com uma emissão das 10h00 até às 18h00, a promover o melhor do concelho. No domingo haverá mais uma emissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI, a partir das 14h00 até às 20h00.
O início desta famosa romaria remonta ao século XIV, com a construção de uma pequena capela dedicada a Santo Estêvão, no local onde hoje se ergue o santuário dedicado à padroeira da cidade.