Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Mais de 1,6 milhões para Lares Residenciais e Centros Ocupacionais

No global, os projectos previstos para Vila Real, Peso da Régua e Valpaços vão envolver um investimento total, em valências para pessoas com deficiência, na ordem dos 2,7 milhões de euros, criar mais de 150 novos lugares em centros ocupacionais e lares residenciais e 123 postos de trabalho.

-PUB-

Rui Santos, director do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) de Vila Real anunciou, no dia 28, a aprovação de três candidaturas na área da Deficiência no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano que implicam um investimento público de mais de 1,6 milhões de euros.

A localizar em Vila Real, Peso da Régua e Valpaços, as novas valências representam a criação “de 120 lugares para utentes no Centro de Actividades Ocupacionais, sendo que 90 são novos e 30 remodelados, e 38 novas vagas em Lar Residencial”.

Entre as candidaturas aprovadas está o projecto de construção Lar Residencial da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APC). “A nova infra-estrutura terá lugar para 14 utentes (6 quartos duplos e 2 quartos individuais)”, adiantou a Segurança Social, revelando que o projecto, orçado em 674,5 mil euros, 438,6 dos quais financiados pelo Estado, conta ainda com “a remodelação do edifício onde funciona a resposta CAO para 30 utentes adaptando–o a um novo núcleo para mais 30 pessoas com deficiência”.

A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Valpaços (APPACDM) vai também ver o seu projecto concretizado com a “construção de raiz de dois edifícios, em terreno confinante com a central de camionagem (de nascente) e edifícios de habitação colectiva (de norte e sul)”. As novas infra-estruturas, orçadas em mais de um milhão de euros e comparticipadas em 75 por cento, vão permitir a criação de 30 utentes em CAO e vão receber mais 12 utentes (5 quartos duplos e 2 quartos individuais) em lar residencial.

Finalmente, no Peso da Régua, será “remodelado e ampliado um edifício do século XIX, situado na Rua Manuel de Arriaga, núcleo urbano da cidade” que albergará outras três dezenas de utentes em CAO e 12 em lar, num investimento total de 996 mil euros, dos quais 441 mil euros são públicos.

Rui Santos sublinhou ainda que os novos equipamentos vão ser responsáveis pela criação de “123 postos de trabalho, dos quais 28 são para técnicos superiores”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS