Numa nota enviada às redações, o município informou que “ao todo, as 14 juntas de freguesia receberam 490 mil euros, na sequência da celebração dos contratos-programa referentes aos apoios financeiros anuais”, acrescentando que este apoio, permite que as juntas de freguesia “possam cumprir os compromissos assumidos no âmbito das suas competências e que, de outra forma, seriam difíceis de suportar” e “dar melhor resposta à necessidade de conservação de caminhos agrícolas”.
O município refere ainda no comunicado que este foi um “compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral, por se tratar de elementos fundamentais para o desenvolvimento da atividade agrícola, motor da economia do concelho”, e que estes apoios anuais somam-se a outros investimentos que a câmara tem levado a cabo em todas as freguesias, ao longo do mandato.
No que diz respeito às instituições particulares de solidariedade social (IPSS), às associações humanitárias dos bombeiros voluntários e às associações culturais e desportivas o apoio dado pela autarquia “ultrapassou os 260 mil euros”, tal como se pode ler na nota.
“Apesar de terem visto a sua atividade extremamente condicionada devido à pandemia, o município manteve os apoios a associações culturais e desportivas, como forma de minorar os constrangimentos sentidos ao nível do funcionamento e da atividade destas associações. Estes apoios anuais do município de Alijó reconhecem o relevante papel estratégico desempenhado por estas estruturas associativas no seio da comunidade, enquanto elementos de desenvolvimento local”.