Corria o ano de 2013 quando aconteceu a primeira edição da “Festa dos Povos” na cidade de Chaves, um evento que foi crescendo ao longo dos anos, atraindo milhares de pessoas às margens do rio Tâmega.
Este é um evento que nos transporta para o império de Tito Flávio Vespasiano, com manjares, festim de bebidas, saberes ancestrais, simulações bélicas (luta entre gladiadores, luta galhofa e jogo com varapaus), entre outros.
Não fosse a pandemia de Covid-19 e o evento sairia à rua no próximo fim de semana, mas, mais uma, a festa não se vai realizar.
Em comunicado, a organização explica que “a decisão de suspender a sua realização foi tomada em respeito pelo decidido em Conselho de Ministros, cumprindo a autarquia, pelas razões de precaução e proteção da saúde pública, com medidas que visam evitar o aumento de novos contágios por Covid-19”, acrescentando que “não seria de todo viável a sua reconfiguração em diferente formato, com menos pessoas e circuitos rígidos pois acabariam por descaracterizar o evento”.
Recorde-se que a “Festa dos Povos Aquae Flaviae” teve a sua primeira edição em 2013, atraindo, nas últimas edições, perto de 100 mil visitantes.