Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
No menu items!

Mais um título para o vila-realense Rafael “Tigre” Lobato

Disputou-se no fim-de-semana a 5.ª e última prova do Baltar Sprint Show 08/09, campeonato de Inverno da Escola Nacional de Karting.

-PUB-

Rafael Lobato chegava a esta prova no 7.º lugar da classificação geral, devido à ausência na 2.ª prova em virtude de ter fracturado uma perna.

Mas como o regulamento obriga a eliminar o pior resultado, ainda havia hipóteses matemáticas de chegar ao título. No entanto, o mínimo erro ou problema mecânico seria fatal para as suas aspirações, já que havia 4 pilotos separados por apenas 10 pontos (Rafael Lobato, Carlos Pinto, Ruben Costa e Ricardo Borges), estando mais alguns apenas alguns pontos atrás.

Como habitualmente neste troféu, a classe Evolução B (100 cc) corria conjuntamente com a Evolução A (85 cc). Estavam assim 24 pilotos em pista, pertencendo 10 à Evo B e 14 à Evo A.

O dia iniciou-se com os treinos cronometrados, com o melhor tempo a ser obtido por Carlos Pinto, logo seguido pelo Rafael a 84 milésimos de segundo. De notar, que os sete primeiros ficaram separados por menos de 5 décimos.

Com a inversão da grelha para os 8 primeiros de cada classe, o Rafael partia do 17.º lugar para a primeira manga. Nestas situações, um bom arranque é fundamental, assim como tentar ultrapassar os pilotos mais lentos nas primeiras voltas, porque cada manga apenas tem 7 voltas. No entanto, nada disto foi possível, tendo ganho apenas 1 posição na primeira volta e outras 2 nas três voltas seguintes. Na 5ª volta, um acidente com vários pilotos da Evo B atrasa ainda mais os que os seguiam. Como resultado, apenas o 5º lugar no final desta manga e as contas do campeonato a complicarem-se, pois a volta mais rápida de cada manga contribui com mais um ponto para a classificação. O seu mais directo adversário, Carlos Pinto, acumulava a vitória com a volta mais rápida e daí resultava um empate na classificação do campeonato.

Como compensação, este mau resultado permitia-lhe partir do 3.º lugar da sua classe e do 14.º lugar da grelha geral da 2.ª manga. No arranque, ganhou duas posições e na volta seguinte outras duas. Na 4.ª volta encontra os Evo B mais lentos e não os consegue ultrapassar, pois apesar de ser mais rápido nas zonas sinuosas, perdia terreno na recta e nas subidas. Isto permitiu a aproximação dos seus adversários directos, sendo ultrapassado pelo Carlos Pinto na 6.ª volta. Correndo atrás do prejuízo, aproveita um desentendimento entre dois Evo B na última curva da manga, para ultrapassar o seu adversário em cima da linha de meta e alcançar a vitória. No entanto, não alcançou o ponto extra pela volta mais rápida, pelo que as contas do campeonato continuavam empatadas, estando 6 pontos atrás na classificação do dia.

Para a 3.ª manga, começa a chover ligeiramente quando abriu a pré-grelha. A equipa decide arriscar em afinações de chuva, já que o Rafael é muito forte nestas condições e gosta muito de conduzir à chuva quando sente que pode confiar no seu kart. A aposta resulta em pleno, pois continua a chover ligeiramente durante a manga. Partindo para esta 3.ª manga do 8.º lugar da classe e 18.º da geral, ganha 2 lugares no arranque e 7 durante a primeira volta, terminando esta no 9.º lugar da geral. No final da 2.ª volta já era 7.º da geral e 2º da sua classe. Na volta seguinte, assumiu o comando e a 4.ª posição da geral, que manteria até final. A partir da 5.ª volta, limitou-se a gerir a sua corrida, sem nunca arriscar em demasia, terminando com uma vantagem superior a 5 segundos para o segundo e conquistando a volta mais rápida com uma diferença superior a 1 segundo. Nesta manga recuperou 3 pontos, sendo este o seu avanço em termos de campeonato e reduziu para 3 a sua desvantagem nas contas deste dia.

Seguia-se a 4.ª e última manga, ainda com a pista húmida, mas sem chuva. Largando mais uma vez do fim da grelha, recupera 3 lugares no arranque e 8 durante a 1.ª volta, graças à sua excelente condução, ficando na liderança da sua classe, a Evo A. Ainda ganha mais uma posição na volta seguinte, estando em 6.º da geral. A partir daí limitou-se a gerir a corrida, rodando sozinho para se precaver de algum despiste que pudesse ocorrer entre os Evo B que seguiam um pouco mais à frente. Foi um acidente deste género que lhe tirou a vitória na última manga da prova anterior, causando danos no kart e na sua mão que o atiraram para um 5.º lugar. Com a vitória nesta manga, ganhou 5 pontos ao seu mais directo adversário, vencendo a classificação do dia por 2 pontos e sendo campeão do Baltar Sprint Show 08/09 com uma vantagem de 8 pontos para o 2.º classificado.

Resta agora saborear o feito alcançado e preparar a época que se avizinha, com início marcado para o dia 29 de Março, na edição 2009 do Convívio Escolar da ENK. Um campeonato que se adivinha bastante disputado, como já é hábito, e com muitos pilotos em pista, onde para além dos habituais candidatos às vitórias, surgiram novos pilotos e outros que subiram de categoria e já demonstraram andamentos muito competitivos.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS