Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Mandato vai ser marcado pela criação de um Centro de Treinos para o clube

No âmbito do projecto “Articular”, a Câmara Municipal vai assumir uma parceria com o Basket Clube de Vila Real (BCVR) da qual vai resultar a construção de um Centro de Treinos, anunciou Manuel Martins, no dia 19, durante a tomada de posse da nova direcção do Clube, presidida por Carlos Lima.

-PUB-

Segundo o autarca, o programa prevê a construção de um polidesportivo num terreno junto ao hipermercado Intermaché, cuja manutenção e gestão será garantida pelo BCVR que, por sua vez, assumirá o compromisso de desenvolver actividades desportivas regulares para idosos e pessoas carenciadas.

“O clube vai ter o seu espaço próprio” para treinos, explicou Manuel Martins sublinhando o seu “regozijo” pela sua actividade, fortemente ligada à formação desportiva dos mais jovens.

Por outro lado, a modalidade tem trazido “muitas alegrias a Vila Real” quando se fala de competições nacionais, ao contrário de outras modalidades cujos apoios “não têm surtido qualquer efeito” ao nível desportivo, explicou o edil.

“Nós vamos assumir o compromisso de organizar actividades de manutenção física e de lazer para a população”, explicou Carlos Lima, adiantando que a cargo do clube ficará toda a componente técnica.

Englobando uma panóplia de outras obras, como a recuperação do Bairro de Santa Maria, a construção da piscina municipal a localizar no campo do Calvário e a requalificação urbana até à zona do Parque Florestal e Rio Corgo, o Programa “Articular” tem um orçamento global na ordem dos 10 milhões de euros, esperando-se um financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de cerca de 70 por cento.

Com a candidatura aprovada, “vamos agora fazer o projecto”, explicou o presidente do clube, revelando que se trata de um polidesportivo coberto, sem bancadas, e onde apenas se realizam treinos e outras actividades desportivas que não jogos oficiais.

Relativamente a outros objectivos para o mandato de três anos, o dirigente associativo garantiu que a aposta do clube passa claramente pela formação dos jovens no basquetebol, prevendo-se um reforço e alargamento do apoio técnico aos atletas.

Uma nova imagem para o clube, o estabelecimento de novas parcerias público/privadas para garantir o seu financiamento e a angariação de mais sócios, através do alargamento dos benefícios da filiação, são outros projectos da nova direcção do BCVR que não esquece também as ambições desportivas. “Queremos ter campeões nacionais em pelo menos dois ou três escalões”, revelou o dirigente associativo, frisando que, apesar do campeonato regional ser limitado ao nível competitivo, o Clube tem conseguido excelentes resultados quando enfrenta competições de nível nacional.

Em relação à equipa sénior, Carlos Lima adiantou que será mantido o protocolo entre o clube a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Com 400 atletas distribuídos por 10 equipas, o BCVR está representado em todos os escalões etários da modalidade, sendo de sublinhar que a grande maioria dos seus atletas tem menos de 16 anos.

Carlos Lima foi eleito, em Maio, presidente da direcção do BCVR, assumindo o lugar antes ocupado por José Leonardo que, depois de 14 anos de trabalho à frente do clube, não se recandidatou ao cargo.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS