Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Manuel Martins confirma intenção de se recandidatar, em 2009

Quando faltam ainda dois anos para as próximas eleições autárquicas, o círculo político vila-realense já conhece o seu primeiro candidato. Embora não avance com mais pormenores, Manuel Martins adiantou a sua intenção de se recandidatar, uma opção já “esperada” pelo principal partido da oposição que ainda não avança com nomes mas que já tem “pensado” […]

Quando faltam ainda dois anos para as próximas eleições autárquicas, o círculo político vila-realense já conhece o seu primeiro candidato. Embora não avance com mais pormenores, Manuel Martins adiantou a sua intenção de se recandidatar, uma opção já “esperada” pelo principal partido da oposição que ainda não avança com nomes mas que já tem “pensado” num socialista “jovem e inteligente”, para o futuro combate eleitoral.

“Não é pecado nenhum, nem é proibido” – foi desta forma que Manuel Martins confirmou, ao Nosso Jornal, a sua recandidatura à Câmara Municipal de Vila Real, nas eleições autárquicas de 2009.

Segundo o social-democrata, mais informações terão que ficar para a próxima semana, isso porque o autarca se encontra, nesta altura, em Bruxelas.

Quem já reagiu às notícias de Manuel Martins foi o seu principal opositor, o Partido Socialista que, segundo o Presidente da Concelhia vila-realense, Adriano Vítor Hugo, considera que o anúncio precoce se prende com a necessidade de “acalmar as hostes, no executivo autárquico”.

“Já sabíamos, há mais de um ano, que Manuel Martins se iria recandidatar. Só não sabíamos que iria assumir essa posição tão cedo”, revelou o socialista, adiantando, no entanto, que o seu partido não se sente pressionado, com a notícia, uma vez que tem o seu próprio “timming”.

Adriano Vítor Hugo lembrou que o PS está a trabalhar, para as próximas autárquicas, a cerca de um ano, e que a revelação de Manuel Martins “não vai alterar sequer um milímetro as decisões que já foram tomadas”, até porque “este cenário já estava a ser pensado”.

Apesar de considerar “prematuro” revelar os possíveis nomes, o Presidente da Concelhia socialista levantou um pouco o véu sobre o perfil do candidato desejado pelo partido: “Será jovem, inteligente, com provas dadas na função pública. Será um candidato vencedor”, garante Adriano Vítor Hugo.

Manuel Martins concorre, assim, ao lugar de Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, pela quinta vez, sendo de recordar que, no último sufrágio autárquico, o social-democrata viu o seu número de votos reduzido, em relação a 2001, perdendo, mesmo, um vereador, para o PS que tinha Artur Vaz como cabeça de lista.

Em Outubro de 2005, o PSD conquistou 47 por cento da preferência dos eleitores vila-realenses, arrecadando 14.602 votos, sendo que os socialistas conquistaram 12.711 votos (42 por cento), a CDU 983 votos e o CDS-PP 701 votos.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.