Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Marão serve de berço a milhões de ovos de trutas por ano

Da população em geral, muitos sabem da sua existência, alguns poderão fazer ideia da sua importância, mas poucos serão os que conhecem a fundo o trabalho desenvolvido no Porto Aquícola do Torno. Com sete décadas de existência, só nos últimos seis anos ‘nasceram’ mais de 13 milhões de ovos de Trutas Fário e Arco-íris nas águas que descem pelas encostas do Marão.

-PUB-

Criado primeiro para ser um viveiro florestal, o Posto Aquícola do Torno, localizado em plena Serra do Marão, é atualmente um dos mais antigos em funcionamento e, dentro da região Norte, é aquele que garante a maior produção de trutas, somando cerca de dois milhões de ovos por ano. Um trabalho que exige muita dedicação, disponibilidade total e, sobretudo, muita experiência conseguida ao longo de décadas de serviço.

Inicialmente, na década de 40, a produção dos postos aquícolas tinham como um dos objetivos principais garantir uma alimentação mais equilibrada à população portuguesa, que na altura subsistia à base de carne de porco. Hoje, aquele espaço dá resposta a várias solicitações, entre as quais o repovoamento

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.