Maria Lopes tem 21 anos e conquistou, na quinta-feira, o título de Miss América Latina 2022.
Natural de Jorjais, aldeia da união de freguesias de Mouçós e Lamares, em Vila Real, Maria foi a escolhida entre um leque de 23 participantes.
O concurso decorreu em Punta Cana, na República Dominicana, sendo que Maria Lopes integrou o grupo das sete finalistas, onde marcaram presença, também, representantes da Argentina, Costa Rica, Guatemala, América Latina, Paraguais e Venezuela.
O grupo ficou ainda mais reduzido após o desfile de fato de banho, com a jovem vila-realense a conquistar a coroa. Em segundo lugar ficou Ashley Echeverría, da Venezuela, e em terceiro Selene Bublitz, da Argentina.
Após conquistar o título, Maria Lopes destacou o trabalho que tem realizado de forma a consciencializar as pessoas na Europa para o facto de terem raízes latinas.
“Nós, romanos, temos raízes latinas porque eles viveram ali muito tempo”, frisou, explicando que “no tempo dos meus avós, o latim ainda era falado na missa. As pessoas precisam se lembrar disso e saber que também temos raízes latinas”, afirmou.
De referir que Maria Lopes é a 36ª rainha deste concurso, sucedendo à venezuelana Yosdany Navarro, que conquistou o título Miss América Latina em 2021.
A VTM irá, em breve, entrevistar a jovem vila-realense.