Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021

Máscaras e emoção no regresso dos fiéis às missas

Cerca de 30 pessoas marcaram presença na eucaristia de domingo, celebrada pelo Bispo D. António Augusto Azevedo, na Sé de Vila Real. À entrada, a água benta deu lugar ao álcool gel para desinfetar as mãos e no interior o uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento social.

-PUB-

Segundo o Bispo de Vila Real “o ambiente é diferente, mas temos de nos habituar às novas regras”, acrescentando que “muitas pessoas ainda não puderam vir, por vários motivos, mas é por eles que, até agosto, continuaremos a transmitir a eucaristia pela internet e pela rádio”.

Em condições normais, a Sé estaria cheia, mas agora a lotação teve de ser reduzida. Os lugares foram marcados a verde e vermelho indicando quais os que podem ou não ser ocupados e no chão foram colocadas setas que apontam o caminho a seguir.

O ritmo da liturgia foi também adaptado. “O gesto da paz e tudo o que envolvesse maior proximidade foi retirado”, explicou D. António Augusto Azevedo, acrescentando que

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.