Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Mau tempo provocou estragos

O final da tarde de segunda-feira revelou-se demolidor em alguns concelhos do distrito de Vila Real. Mesão Frio, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços foram afetados pela queda intensa de granizo que destruiu parte das vinhas, pomares e culturas. Esta situação começa a ser habitual nesta altura de junho, mês que já tem um histórico ligado a grandes prejuízos causados pelo mau tempo. Quem não se lembra de Murça e mais recentemente Sabrosa, Alijó, Vila Real e S. João da Pesqueira.

-PUB-

Em Barqueiros (Mesão Frio) o granizo destruiu vinhas e os lavradores ficaram preocupados com a próxima colheita. Aqui a percentagem rondará os 90 por cento de perca.

Mais a norte em Vila Pouca de Aguiar, os produtores de hortícolas no planalto de Jales viram as suas plantações de castanheiros e hortas também destruídas e há horticultores, nomeadamente em Vreia de Jales, com prejuízos a rondar os 50 mil euros. Em Valpaços cerca de meia hora de queda de granizo acompanhado de trovoada afetou culturas e vinhas.

Técnicos da Direção Regional de Agricultura do Norte e Pescas (DRAPN) estão a fazer o levantamento e avaliação dos prejuízos provocados pela queda de granizo em vinhas, olivais e hortas do distrito de Vila Real.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.