Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
No menu items!

Mês da prevenção dos maus tratos na infância assinalado virtualmente

Todos os anos, em abril, aCPCJ de Alfândega da Fé realiza ações de sensibilização junto das crianças e jovens do concelho, no âmbito das comemorações do mês de prevenção dos maus tratos na infância.

-PUB-

De entre estas iniciativas está a representação humana do laço azul, o símbolo da luta contra os abusos infantis, que surgiu nos Estado Unidos após a morte de uma criança vítima de maus tratos severos por parte da sua progenitora.

"Este ano, as circunstâncias requerem o afastamento físico, e por isso está a ser lançado o desafio aos mais pequenos para que façam o seu próprio laço azul, em desenho ou noutro formato, a partir de suas casas. Podem recorrer à imaginação e criatividade mas, acima de tudo, devem ter bem presente a importância dos direitos fundamentais das crianças", explica a autarquia num comunicado enviado Às redações.

No mesmo documento, a organização indica que "as representações do laço azul devem ser enviadas pelos pais para o email cpcj.alfandegafe@cnpdpcj.pt, para poderem ser publicadas no site da autarquia e nas redes sociais", sendo que "as crianças não podem aparecer nas fotografias ou vídeos".

A nota termina lembrando que "a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Alfândega da Fé continua ativa na comunidade e está a acompanhar as situações de risco e vulnerabilidade das crianças e jovens do concelho. As situações de potencial risco para o bem estar e segurança das crianças podem ser denunciadas através da linha verde da autarquia (800 210 109) ou através do email da CPCJ cpcj.alfandegafe@cnpdpcj.pt".

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS