De entre estas iniciativas está a representação humana do laço azul, o símbolo da luta contra os abusos infantis, que surgiu nos Estado Unidos após a morte de uma criança vítima de maus tratos severos por parte da sua progenitora.
"Este ano, as circunstâncias requerem o afastamento físico, e por isso está a ser lançado o desafio aos mais pequenos para que façam o seu próprio laço azul, em desenho ou noutro formato, a partir de suas casas. Podem recorrer à imaginação e criatividade mas, acima de tudo, devem ter bem presente a importância dos direitos fundamentais das crianças", explica a autarquia num comunicado enviado Às redações.
No mesmo documento, a organização indica que "as representações do laço azul devem ser enviadas pelos pais para o email cpcj.alfandegafe@cnpdpcj.pt, para poderem ser publicadas no site da autarquia e nas redes sociais", sendo que "as crianças não podem aparecer nas fotografias ou vídeos".
A nota termina lembrando que "a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Alfândega da Fé continua ativa na comunidade e está a acompanhar as situações de risco e vulnerabilidade das crianças e jovens do concelho. As situações de potencial risco para o bem estar e segurança das crianças podem ser denunciadas através da linha verde da autarquia (800 210 109) ou através do email da CPCJ cpcj.alfandegafe@cnpdpcj.pt".