Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Mesão Frio assinalou Dia Internacional da Proteção Civil

O Município de Mesão Frio associou-se às comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, dia 1 de março, data global que assinala a efeméride instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil.

-PUB-

No âmbito das ações que visam assinalar o dia e evidenciar a importância da proteção civil, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF), em colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) e a GNR, levou a cabo um simulacro de prevenção estrutural de incêndios, na biblioteca municipal e uma exposição de viaturas de combate a incêndios e de socorro a vítimas, na sede do agrupamento de escolas. Num ato de responsabilidade cívica que deve ser partilhado, as demonstrações pretenderam promover, junto da população, a participação ativa e informada, integrando-a na proteção civil.

Do programa constou o exercício prático de um simulacro de um incêndio ocorrido na biblioteca municipal, para o qual foram acionados, pelas 10h30, os meios operacionais da recentemente criada Equipa de Intervenção Permanente (EIP), dos bombeiros de Mesão Frio, que levou a cabo os procedimentos de combate a incêndios urbanos, demonstrando as suas valências.

No período da tarde, no campo de jogos da escola sede do AEPAN, a comunidade educativa teve acesso a uma exposição de viaturas da AHBVMF, de combate a incêndios e de socorro a vítimas, designadamente: um Veículo Florestal de Combate a Incêndios – VFCI; um Veículo de Socorro e Assistência Tático – VSAT; uma Ambulância de Socorro – ABSC e um Veículo de Comando – VCOT. Os jovens estudantes assistiram atentamente às explicações e às demonstrações de manuseamento dos instrumentos de combate a incêndios e de salvamento a vítimas, específicos para cada situação de emergência, e tiveram a possibilidade de experienciar a sensação de andar numa viatura dos bombeiros.

Estas ações pretenderam sensibilizar a população no domínio da proteção civil, demonstrar os meios técnicos e humanos dos bombeiros de Mesão Frio para dar resposta às diversas situações de emergência, bem como, exercitar as suas competências de socorro, ficando patente a importância comumente de todos enquanto agentes de proteção civil.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.