A primeira parte foi disputada a um ritmo lento e sem grandes oportunidades de golo, embora Ricardo tenha sido chamado a intervir em duas/três situações. Por seu lado, conjunto transmontano raramente se aproximou com perigo das redes defendidas por Trigueira.
A equipa de José Couceiro, que foi quase sempre melhor que os “ Valentes Transmontanos”, acabou com naturalidade por se adiantar no marcador por João Amaral, num cabeceamento que Ricardo defendeu e posteriormente a bola foi embater no poste e nas costas do dono das redes flavienses antes de se anichar nas redes.
O conjunto sadino construiu oportunidades para dilatar o marcado mas, umas vezes por ineficácia e outras por mérito do guardião Ricardo não conseguiu fechar as contas do jogo.
No último quarto de hora do jogo e quanto Luís Castro tinha apostado tudo para chegar à igualdade, foi Pedro Tiba que, com um grande golo na seguimento de um livre, restabeleceu a igualdade.
Com a igualdade no marcador e com os transmontanos mais desequilibrados, foram os sadinos que mais perto estiveram de tomar a dianteira no marcador, contudo, apesar de situações para tal nunca conseguiram.
Refira-se que o encontro ficou marcado por uma decisão do VAR. O árbitro Manuel Mota marcou grande penalidade num lance em que Paulinho jogou ostensivamente bola com a mão na grande área, mas alertado pelo VAR, acabaria, e bem, por inverter a decisão inicial, já que Gonçalo Paciência cometeu falta sobre Furlan no início da jogada