A sessão solene de abertura decorreu na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal, tendo sido presidida pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, e de Vítor Pimentel, presidente da ACISAT.
Numa região que agrega património e recursos naturais de excelência, Nuno Vaz, ambiciona “que este marco da cultura flaviense continue a afirmar e dar visibilidade ao potencial atrativo não só dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, mas também da vizinha Galiza”. Constituindo-se um “importante momento de transação comercial e intensidade cultural, a Feira dos Santos promove este território como um destino de relevância nacional, capacitado na variada oferta hoteleira e gastronómica”.
Envolvendo todos os agentes “num processo de expansão comercial e turística, a Feira dos Santos assume-se como um certame multissetorial, com representação de uma vasta gama de atividade económicas, mostrando-se cada vez mais apelativa aos produtores e expositores”.
Maria do Céu Antunes aproveitou a ocasião para prestar contas e apresentar várias medidas governamentais para apoiar o setor de produção primária, consideradas de maior importância no apoio ao rendimento face aos desafios vividos nesta região. Mais concretamente, de entre vários objetivos que integram a Agenda de Inovação para a Agricultura 20/30 destacou a importância da implementação de Instrumentos de apoio à investigação e ao desenvolvimento tecnológico na área da agricultura, na aspiração a um desenvolvimento cada vez mais sustentável.
Após a cerimónia seguiu-se a tradicional visita aos stands institucionais, de oferta e promoção da CIMAT, com uma breve passagem pelo Museu das Termas Romanas.
A Feira dos Santos é organizada pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e pelo Município de Chaves.