Amanhã, pelas 17h30, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai estar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde assinará um protocolo para operação de centro de competência de visualização de computação avançada, integrado na Rede Nacional de Computação Avançada e aberto à comunidade científica, para apoio ao ensino e investigação.
O governante irá ainda inaugurar o reforço e aumento das infraestruturas de conectividade de rede da UTAD para 10Gbps, e da infraestrutura de rede wifi, totalmente suportada em normas de última geração wifi6. Este reforço dá-se no âmbito do projeto RCTS 100 da Unidade de Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O projeto RCTS 100 é uma iniciativa ao abrigo do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, cofinanciado pelo COMPETE2020, Lisboa2020, Algarve2020 e, além da melhoria na conectividade, a Universidade passa a ter acesso a novos serviços avançados de colaboração e computação que permitirão igualdade de oportunidades na participação e liderança de projetos de investigação internacionais, com elevados requisitos de conectividade e computação.
Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD, explica que estas duas iniciativas “marcam o arranque da transformação do campus da UTAD num campus digital com acesso rápido e fácil à rede wifi e a tecnologias de informação e visualização, sendo que é nosso objetivo aumentar a largura de banda para 100Gbps até maio de 2021”.
Além da presença de Manuel Heitor, estarão também presentes nesta iniciativa António Cunha, presidente da CCDR-N, e Nuno Rodrigues, diretor da FCT e coordenador-geral do INCoDe.2030, programa que apoia a criação do Laboratório de Computação Avançada.