Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
No menu items!

Misericórdia de Lamego continua a prestar cuidados aos mais vulneráveis

Face à atual situação de pandemia pelo surto do novo coronavírus, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai proceder ao encerramento ao público, a partir de segunda-feira, de todos os serviços que funcionam no seu edifício-sede.

-PUB-

Diversas valências continuarão, no entanto, a trabalhar todos os dias para garantir a prestação de cuidados aos seus utentes e a servir aqueles que mais precisam. Assim, o Lar de Idosos de Arneirós, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Lar de Infância e Juventude e o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) mantêm a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis da sociedade, em particular os idosos e as crianças.
Por outro lado, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social  (SAAS) será assegurado por telefone (254 697 163 e 969 642 113), nos dias úteis, entre as 9h30 e as 16h30, enquanto que o atendimento pela Equipa Multidisciplinar do Protocolo RSI será garantido através dos contactos 254 688 070 e 968 488 292, durante os dias úteis, de acordo com o seguinte horário: 9h30-12h e 14h-17h.
A assinalar cinco séculos de existência, o Provedor da Misericórdia de Lamego sublinha que a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho enfrenta talvez o maior desafio da sua História. “Num momento muito difícil para toda a comunidade quero exaltar o espírito de entreajuda e colaboração manifestado maioritariamente pelos funcionários e colaboradores desta Santa Casa para conseguirmos que as graves dificuldades que esta crise nos coloca, sejam amenizadas no dia a dia e não criem mais angústia e ansiedade aos nossos utentes”, afirma António Marques Luís.
E dá um exemplo do esforço e da capacidade de adaptação e resiliência que os serviços estão a demonstrar ao longo dos últimos dias: “A direção técnica e as funcionárias do nosso Lar de Idosos e do CAT voluntariaram-se para prolongar os seus turnos de trabalho até 12 horas, com o objetivo de diminuir o número de entradas e saídas de funcionários, evitar um eventual contágio e garantir as melhores condições de segurança aos nossos idosos e crianças. Este exemplo de altruísmo merece ser elogiado!”. Recorde-se que as visitas aos lares estão suspensas.
Nesta fase difícil para as misericórdias portuguesas e para as outras IPSS’s, o Provedor da Misericórdia de Lamego mostra-se empenhado em manter todas as funções críticas e essenciais desta Santa Casa e acredita que o setor social será capaz de dar um forte apoio à sociedade, ajudando o país a superar esta grave crise.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.