Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
InícioCarrazeda de AnsiãesMogo de Ansiães vai ter núcleo museológico da Tanoaria

Mogo de Ansiães vai ter núcleo museológico da Tanoaria

A candidatura para a criação do Núcleo Museológico da Tanoaria já foi aprovada e representa um investimento de 700 mil euros

-PUB-

A candidatura para a criação do Núcleo Museológico da Tanoaria, integrada no Museu da Memória Rural, foi aprovada pela Autoridade de Gestão do Norte 2030, marcando um passo decisivo na estratégia do Município de Carrazeda de Ansiães para a valorização, preservação e interpretação do património cultural das comunidades rurais.

O novo núcleo será instalado na aldeia de Mogo de Ansiães, localidade onde a arte da tanoaria possui raízes profundas. No passado, chegaram a existir em simultâneo oito oficinas de tanoaria nesta aldeia; hoje, apenas uma continua em plena atividade, exportando pipos para vários mercados.

Com este projeto, orçado em cerca de 700 mil euros, o município pretende “preservar a memória e o saber-fazer tradicional desta arte, enquanto cria um espaço de interpretação e investigação sobre a tanoaria na Região Demarcada do Douro, reunindo informação, objetos, testemunhos e técnicas dos últimos mestres tanoeiros”, explica em comunicado a autarquia.

O projeto contempla a reabilitação de um edifício pré-existente, que será adaptado a novas funções museológicas. O espaço vai dispor de área de receção e acolhimento ao visitante, uma exposição permanente distribuída por dois pisos e várias zonas temáticas, um espaço de produtos locais e uma zona infantil (kids).

A exposição procurará combinar tecnologia interativa com elementos tradicionais, permitindo ao visitante mergulhar na história e nas vivências ligadas à tanoaria.

Entre os objetivos do projeto “estão a valorização do património imaterial do concelho de Carrazeda de Ansiães e da região duriense, a preservação de um ofício em risco de desaparecimento, e a candidatura da tanoaria ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O projeto prevê ainda a qualificação dos serviços municipais de preservação patrimonial, a dinamização turística da localidade e o reforço da atratividade do concelho, com impacto positivo nos setores da restauração e alojamento”, acrescenta a nota enviada à redação.

Com a criação deste novo núcleo, o Museu da Memória Rural reforça a sua missão enquanto museu de identidade territorial, continuando a agregar e a valorizar os saberes das comunidades do concelho de Carrazeda de Ansiães.

O novo núcleo, situado junto a uma importante via de ligação, deverá desempenhar um papel central no encaminhamento de fluxos turísticos e na valorização económica dos recursos endógenos, contribuindo para o aumento do número de visitantes nos restantes espaços do Museu da Memória Rural.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS