Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
No menu items!

Mostra Gastronómica promove os melhores produtos do concelho

Evento pretende potenciar a gastronomia do concelho, com base nos produtos outonais, como os cogumelos, a castanha ou o cabrito

-PUB-

Dia 7 e 8 de novembro, o Mercado Municipal de Vila Pouca de Aguiar recebe a XIX Mostra Gastronómica, que contempla a Feira de Produtos do Outono e que traz muitas atividades à volta de cogumelos, castanhas e cabritos, produtos que movimentam milhões de euros na economia do concelho aguiarense, com especial incidência sobre a castanha, como confirmou o vereador da autarquia Duarte Marques à comunicação social. “A nível económico, a castanha assume uma dimensão muito maior, com um rendimento a rondar os dois milhões de euros, numa produção anual a rondar as mil toneladas”.

A castanha da Padrela, com Denominação de Origem Protegida (DOP), traz um rendimento adicional a mais de três centenas de famílias, que veem neste setor uma importante fonte de rendimento. No entanto, a produção tem vindo a cair nos últimos anos, devido a várias doenças que têm afetado os soutos, como a tinta do castanheiro e o fungo denominado “septoriose”, que atinge a folha do castanheiro, dando-lhe uma cor acastanhada e rebordo amarelo, originando a sua queda antecipada, e ataca também o pedúnculo do ouriço, provocando a sua queda precoce. Mesmo assim, este ano a produção será maior do que em 2014, e consequentemente haverá mais rendimento para as famílias.

Outro produto que tem merecido especial destaque é o cogumelo, que o município de Vila Pouca de Aguiar pretende potenciar cada vez mais, assim como a produção agropecuária. Nesta altura veem-se muitas pessoas pelos montes a apanhar as diversas espécies de cogumelos, sobretudo para consumo próprio, no entanto há já famílias que fazem a apanha e comercializam, gerando aqui uma fonte de rendimento extra.

Assim, já este fim de semana a autarquia promove esta mostra com os melhores produtos desta região, em que haverá concursos, com especial destaque para o do “melhor apanhador de castanha”, que se realiza no sábado, às 16h00, em que ganha quem conseguir apanhar mais castanhas, num recinto “natural” cheio de ouriços e de folhas, no espaço de dois minutos. No domingo haverá também o concurso da “Maior Castanha”, assim como o “Encontro de Produtores de Cabrito”.

A parte gastronómica, a mais importante deste certame, junta 14 restaurantes, em diversos pontos do concelho, em que vai ser possível degustar as melhores iguarias desta altura do ano, com destaque para as castanhas, os cogumelos e o cabrito. Os menus vão contemplar pratos como a “míscarada”, feito com cogumelos refogados, o caldo ou o pudim de castanha e o cabrito assado. O presidente da Câmara, Alberto Machado, considera que, devidamente certificados, os cogumelos guisados, de grande e diversa qualidade, são “a iguaria especial de um certame que privilegia os produtos locais”.

A componente desportiva não faltará com o II Rompe Trilhos da Castanha e a IV Caminhada do Trilho da Castanha.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS