Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Mouçós com Centro de Convívio e de Lazer

Proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos e combater o seu isolamento, são os propósitos que norteiam a construção, em Mouçós, de um Centro de Convívio. Numa segunda fase do projecto está prevista ainda a criação de um Lar de acolhimento.

-PUB-

A obra será da Junta de Freguesia de Mouçós, que terá como parceiros o Centro Social e Paroquial de Mouçós, Câmara Municipal de Vila Real e outras instituições.

O projecto de arquitectura já está pronto, estando em desenvolvimento algumas das suas especificidades. O Centro de Dia terá um refeitório, várias salas para convívio, animação e actividades culturais.

O presidente da Junta de Freguesia, Hermano Machado, justificou ao Nosso Jornal, a construção do Centro de Convívio e de Lazer: “Tem sido preocupação desta Junta melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Mouçós possui um elevado índice de envelhecimento populacional e nós não podemos andar distraídos desta realidade. Em conjunto com a Câmara de Vila Real, Centro Paroquial e outras instituições partimos para a criação de uma estrutura que virá dar resposta aos nossos anseios e fundamentalmente aos anseios dos nossos habitantes”.

Neste momento, devem existir na freguesia “entre 300 a 400 pessoas com mais de 65 anos, e esta população precisa, cada vez mais, de atenção”.

A vontade imbuída de todas entidades envolvidas neste processo gostariam de iniciar a obra ainda este ano, mas se “tal não for possível será no início de 2010”, assegurou Hermano Machado. O edifício será construído numa zona adjacente à sede do Centro Social e Paroquial.

O autarca adiantou ainda outra ambição da Junta de Freguesia que irá complementar esta obra. “Temos ainda o objectivo de criar um Lar previsto na fase seguinte. Naturalmente, para aquelas pessoas que não tem possibilidade de se movimentar e precisam de outro tipo de cuidados, daí a importância de construir um Lar. Em população, Mouçós é a maior freguesia do concelho de Vila Real e por isso gostaríamos de satisfazer esta necessidade”, concluiu.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS