Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Movimento ‘Pró Nadir’ alerta para risco de demolição da antiga panificadora

O movimento cívico 'Pró Nadir' disseque “pode estar em risco iminente de demolição” a antiga panificadora projetada pelo arquiteto e artista transmontano, um edifício construído em Vila Real, de propriedade privada, que está degradado.

-PUB-

Os responsáveis pelo movimento afirmaram, em comunicado, ter tido conhecimento da intenção de demolição do edifício, projetado por Nadir Afonso, para a ampliação de uma superfície comercial daquela cidade.

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRNC) confirmou à agência Lusa que “emitiu um parecer favorável ao projeto de ampliação do empreendimento comercial adjacente à panificadora de Vila Real”, depois de ter avaliado o impacto do projeto no âmbito do quadro da zona especial de proteção que decorre da classificação do Alto Douro Vinhateiro.

No entanto, ressalvou que “o autor e a obra devem ser objeto de valorização na envolvente e no próprio empreendimento, para o que deverá ser elaborado um projeto a submeter a parecer da tutela”.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) arquivou no ano passado o procedimento de classificação da antiga panificadora de Vila Real, que tinha sido proposta por um grupo de cidadãos para Imóvel de Interesse Público, considerando que o edifício já não reúne características para uma classificação de âmbito nacional.

Após o arquivamento da proposta de classificação da panificadora, um grupo de cidadãos juntou-se com o objetivo de "divulgar e sensibilizar para a proteção do edifício", o único projetado por Nadir Afonso em Vila Real, e para "defender a sua proteção e eventual reabilitação".

Hoje, no comunicado, o movimento considerou que a “demolição da panificadora não pode acontecer, com ou sem autorização da DRCN, enquanto a câmara não der resposta ao pedido de classificação como imóvel de interesse municipal”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS