Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022
©Arquivo/VTM

Movimentos e associações contestam exploração mineira na Borralha

São treze os movimentos e associações que contestam o pedido para a celebração do contrato de concessão para a exploração mineira de volfrâmio a “céu aberto” na Borralha, concelho de Montalegre.

-PUB-

A empresa Minerália – Minas, Geotecnia e Construções, Lda., requereu a celebração de contrato administrativo para atribuição de concessão de exploração de depósitos minerais de volfrâmio, estanho e molibdénio, numa área de 2.409 hectares, situada no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

“Estamos perante um programa de fomento mineiro, um enorme retrocesso civilizacional e o maior ataque ao mundo rural de que há memória e que mereceu parecer favorável por parte da Câmara de Montalegre”, afirmaram os movimentos e associações num comunicado enviado à agência Lusa.

No pedido apresentado à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Minerália refere que, desde maio de 2017, realizou uma “série de estudos de gabinete com os resultados obtidos durante a fase de prospeção e pesquisa, que mostram a viabilidade técnica e económica para a futura exploração da Brecha de Santa Helena (projeto Borralha)”.

O aviso foi publicado na semana passada em Diário da República (DR) e as reclamações podem ser apresentadas até ao dia 15 de abril através do e-mail recursos.geologicos@dgeg.gov.pt ou na página da consulta pública aqui.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.