Domingo, 17 de Outubro de 2021
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Muitos “regressos” e poucas novidades na Semana Académica 2011

Chutos & Pontapés, Quim Barreiros, Quem é o Bob? e DJ Alvim, são a lista dos “regressos” da edição deste ano da Semana Académica. Entre as novidades está, no entanto, também um regresso, mas desta vez de uma tradição académica interrompida em 2009, a garraiada. Apesar da crise, a Associação Académica tentou garantir “o melhor cartaz possível”

-PUB-

A direcção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresentou os cabeças-de-cartaz para as noites de espectáculos da edição deste ano da Semana Académica, sendo de realçar o regresso dos Chutos & Pontapés e do popular, e já habitual, Quim Barreiros, e a estreia dos Deolinda no palco universitário.

“A direcção fez o máximo para ter o melhor cartaz possível”, admitiu Patrick Freitas, presidente da Associação Académica (AA), referindo que, apesar da crise, o orçamento para esta edição, que decorre entre os dias 7 e 13 de Abril, é pouco inferior ao do ano passado, ou seja, 130 mil euros.

A semelhança dos últimos anos, a tenda de concertos será instalada no terreno ao lado da Biblioteca Municipal, e as noites principais serão animadas pelos Xutos & Pontapés, na sexta-feira, e pelos Deolinda, no sábado.

A semana arrancará no dia sete com a tradicional Serenata, a realizar na escadaria da Câmara Municipal de Vila Real, a qual será seguida pela actuação, já na tenda de concertos, das bandas de “covers”, “Cem Ensaios” e “Quem é o Bob?”.

No domingo, os concertos têm uma paragem para a realização do Baile Académico, marcado para o pavilhão do Nervir, mas regressam na segunda-feira, com o espectáculo da banda de hip-hop “Mundo Secreto”.

Na terça-feira, a noite será reservada à música electrónica, com a actuação dos DJ’s Overule e Freskitos. Na quarta-feira, e último dia da Semana Académica, subirá ao palco o “rei” da música popular portuguesa, e já habitual convidado das semanas de festa da academia transmontana, Quim Barreiros.

A partir de amanhã e durante todo o próximo fim-de-semana, a AA irá ainda escolher as Bandas de Garagem que vão abrir alguns dos concertos da Semana Académica, com os concorrentes do concurso de Bandas de Garagem a actuar no Bar Académico.

No que diz respeito às actividades académicas tradicionais, de sublinhar o regresso da garraiada, evento que em 2009 foi banido depois de um grupo de alunos ter levantado a questão da violência contra os animais. Na semana passada, os estudantes voltaram a reunir-se em Região Geral de Alunos e votaram, tendo sido superior o número de alunos que queriam o regresso da actividade tauromáquica. “Ainda não decidimos o dia em que será realizada”, explicou o dirigente associativo relativamente à realização da garraiada, que não estava inicialmente prevista na programação da Semana Académica.

No sábado, os mais de 1200 finalistas vão reunir-se na igreja da Nossa Senhora da Conceição para a missa e bênção das pastas, na segunda-feira será a vez do Rally das Tascas sair à rua, e, a fechar a programação académica, na tarde de quarta-feira, os estudantes que acabam o seu percurso na UTAD vão despedir-se da cidade com a realização do Cortejo Académico.

Os preços dos bilhetes para os concertos variam entre os cinco e os sete euros, sendo a noite mais dispendiosa a sexta-feira, com os estudantes a ter que despender 10 euros, e a população em geral 13, para assistir ao concerto dos históricos Xutos & Pontapés.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.