A decisão vem ao encontro dos desejos da Câmara de Montalegre que, desta forma, vê reposta justiça. Por estes dias, David Gillett, o novo general manager para o Mundial de Rallycross da IMG (promotor do campeonato), esteve em Montalegre para confirmar e assinar, com o presidente da autarquia barrosã, a decisão de regresso do FIA World Rallycross Championship.
O presidente da Câmara de Montalegre não disfarça a satisfação por ver de volta o Campeonato do Mundo de Rallycross ao circuito internacional barrosão. Orlando Alves é taxativo: "fez-se justiça". É caso para dizer que "o bom filho à casa regressa". Ciente do desgaste que a decisão da não realização da prova em Montalegre em 2019 provocou, o autarca lembra a perda que o concelho sofreu: "a decisão de suspender o protocolo celebrado com a Câmara de Montalegre foi um grande revés para toda a região e também para a instituição. Felizmente o reconhecimento da nossa causa, da nossa capacidade organizativa e a qualidade da nossa pista falou mais alto e o resultado aí está".
NOVA POSTURA ELOGIADA
A reboque, Orlando Alves saúda a nova postura do promotor do campeonato. Ness ótica, recentemente David Gillett, o novo general manager para o Mundial de Rallycross da IMG, esteve nas instalações da autarquia onde foi assinada nova parceria. Em relação à anterior, é praticamente igual como esclarece o presidente da Câmara de Montalegre: "vamos regressar com um protocolo que apresenta praticamente as mesmas condições. O que muda é o tempo, isto é, foi estabelecido um acordo por um ano com renovação anual caso as duas partes estejam recetivas à sua continuidade".
EVENTO GRANDIOSO
O líder do município sublinha a importância desta notícia indo ao encontro do grande investimento que continua a ser realizado no circuito: «estamos perante um grande evento onde a autarquia tem feito um grande esforço financeiro para adaptar a pista às exigências da modalidade. É um evento que contribui para a sustentabilidade de todo o território: de Montalegre, do concelho e da região. Infelizmente, há ainda gente que não compreende isto. A nossa visibilidade "inquieta a vizinhança" que gostaria de ter o que nós temos: um cartaz à escala mundial". A fechar, Orlando Alves deixou a garantia que a autarquia irá "continuar a trabalhar para prestigiar os barrosões" no sentido de reforçar a marca Montalegre.
Paul Bellamy, vice-presidente da IMG, revelou que estamos muito satisfeitos por poder trazer o FIA Mundial de Rallycross de volta a Portugal. Montalegre é um lugar especial na história do World RX, pois foi o circuito onde decorreu a primeira prova de sempre do Campeonato Mundial de Rallycross, no ano de 2014. Estamos ansiosos por outro emocionante fim de semana de corridas em 2020".