O município assegurou a deslocação de um grupo de funcionárias da Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Diagnóstico, em Chaves, para realização de testes à COVID19. Este centro foi implementado pela CIMAT e uma empresa de laboratórios privada.
No dia 24 de abril, foi efetuada a recolha das amostras a um grupo de funcionárias das Santa Casas da Misericórdia de Cerva e de Ribeira de Pena, no Centro de Saúde de Ribeira de Pena. Posteriormente, o Município de Ribeira de Pena assegurou o transporte dessas colheitas até ao laboratório do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde vão ser analisadas e testadas para despiste à COVID19.
Neste caso, a realização de testes desenvolve-se no âmbito do protocolo assinado pela CIMAT e pelo IPB, com a coordenação do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES).
Esta medida apoiada pelo Município de Ribeira de Pena visa evitar o contágio dentro dos lares de idosos do concelho, uma vez que, as características dos utentes torna-os especialmente vulneráveis à COVID19.