Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Município assinala importância da floresta e da água

Para comemorar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água, a câmara de Murça organizou diversas atividades com as crianças do concelho, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância da conservação do meio ambiente. 

-PUB-

Para assinalar o Dia Mundial da Floresta, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas e as crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia deslocaram-se até ao Parque Florestal de Mascanho | Carvas, onde puderam contactar diretamente com um espaço florestal e realizar diversas atividades lúdicas e educativas.

Enquanto as turmas dos Jardins de Infância assistiram a uma Hora do Conto ao ar livre, alusivo à temática assinalada, as crianças do 1º Ciclo realizaram um percurso florestal. Todos realizaram plantações de árvores, fazendo também recolha de pinhas e bolotas. Com estas atividades, os mais pequenos compreenderam que as árvores, e todas as outras plantas, são seres vivos de extrema importância para o Planeta Terra, pois trazem inúmeros benefícios para o meio ambiente, como a regulação da temperatura, o fornecimento de oxigénio ao meio ambiente, o fornecimento de sombra, frutos, entre outros aspetos.

Já os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Murça realizaram uma saída de estudo à ETA de Vila Chã e à ETAR de Murça. Esta visita foi importante para que os alunos tomassem consciência do investimento e do trabalho necessários para que exista água potável nas torneiras das suas casas e para que os recursos hídricos sejam salvaguardados das cargas poluentes. Sendo estes processos complexos e dispendiosos, apelou-se à eficiência no uso dos recursos hídricos, pois a água é um bem cada vez mais escasso.

A preocupação da câmara com estas questões “é cada vez maior”, pois as alterações climáticas que se vêm sentindo — com especial incidência no Interior Norte, são, ano após ano, mais notórias, seja pelos longos períodos de seca, seja pela quantidade de precipitações concentradas. A sensibilização da população mais jovem é fundamental para alterar comportamentos, razão pela qual o município propôs a comemoração do Dia Mundial da Água.

Todas as atividades contaram com a colaboração de diversas entidades parceiras, como a Aflodounorte, o Agrupamento de Escolas de Murça, a Santa Casa da Misericórdia de Murça, os Bombeiros Voluntários de Murça, GNR e Água do Norte.  

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.