Criado em 2002, este prémio é organizado anualmente pela EuroCities com o propósito de premiar as autoridades locais que tenham desenvolvido políticas, atividades e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana, torná-la mais sustentável e amiga do ambiente.
A autarquia alfandeguense organiza desde 2015 o Dia Europeu Sem Carros e desde 2016 as iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade. Este ano foi a 3ª vez que se candidatou ao prémio, sendo um dos finalistas europeus.
A autarquia assinalou a Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro de 2019 com o lema “Caminhar e Pedalar em segurança – Alfândega da Fé” para promover estilos de vida mais saudáveis, uma mobilidade sustentável e segura e práticas mais amigas do ambiente.
A organização deste prémio selecionou a candidatura alfandeguense pela diversidade das iniciativas desenvolvidas neste âmbito e pela crescente preocupação com a mobilidade. Juntamente com Alfândega da Fé, são também finalistas na mesma categoria as cidades de Karditsa na Grécia e Paide na Estónia. A cerimónia de entrega dos prémios tem lugar a 30 de março, em Bruxelas.