Domingo, 8 de Dezembro de 2024
No menu items!

Município de Alijó adopta plano de combate à crise

A Câmara de Alijó aprovou, na segunda-feira, um conjunto de medidas de âmbito socio-económico cujo propósito é atenuar as dificuldades que a crise mundial tem vindo a fazer sentir às famílias, nomeadamente àquelas que dispõem de menores rendimentos. Atenta aos sinais da crise económica mundial que, de há uns tempos a esta parte, se vinham desenhando, a Câmara Municipal de Alijó concorreu, com os municípios vizinhos de Sabrosa e Murça, a um programa da Administração Central que lhe permitiu beneficiar de um Contrato Local de Desenvolvimento Social que tem por objectivos o combate à pobreza, à exclusão social e ao desemprego – Alijó é dos primeiros municípios do distrito de Vila Real a ser contemplado com um projecto integrado desta natureza.

-PUB-

O presidente da Câmara Municipal de Alijó salienta que, “atendendo a todos os dados disponíveis”, enveredou por “uma política de emprego sem precedentes, aprovando um novo mapa de pessoal da Autarquia que aumenta e requalifica o emprego na Câmara Municipal.” Refere ainda que conseguiu “candidatar ao QREN um conjunto considerável de projectos que irão contribuir para a criação de emprego e consequente fixação de jovens no concelho”. Preocupado com a situação das Adegas Cooperativas do Município, comprometeu-se, em nome da Câmara Municipal a “apoiar a fusão” destas unidades económicas.

De entre a panóplia de medidas adoptadas são de salientar a aprovação de um plano de saneamento financeiro, de forma a regularizar a dívida pública, injectando capital na economia local para fomentar o crescimento económico do concelho; dar prioridade às empresas do concelho na aquisição de bens e serviços; redução da taxa do IMI; redução da taxa da derrama; congelamento do preço do fornecimento de água, recolha de lixo e do tratamento do saneamento.

Se a actual conjuntura se mantiver, não se prevendo a inversão do rumo da situação económica, a Câmara Municipal tem já um plano extraordinário de acção pronto a ser implementado que assenta na implementação de serviços de proximidade na área da saúde; na criação do cartão do idoso e na adopção de novas medidas no âmbito da acção social escolar.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS