O primeiro passo foi fazer um levantamento exaustivo das necessidades dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do município, tendo o agrupamento de escolas sinalizado 66 alunos sem computador ou acesso à internet.
“Desde a primeira hora, a câmara municipal teve a preocupação de universalizar a igualdade de oportunidades e assegurar que todos os alunos do concelho dispõem de meios tecnológicos para aceder aos conteúdos educativos, até que as atividades letivas presenciais sejam restabelecidas”, sublinhou José Rodrigues Paredes, presindente da autarquia.
Nesse sentido, a câmara adquiriu computadores e equipamentos informáticos e investiu na rentabilização de recursos tecnológicos já existentes, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, para garantir que todos os alunos tenham acesso à nova modalidade de ensino.
Foram adquiridos computadores novos, equipamentos periféricos e componentes, como ratos e discos de memória, que permitiram recuperar computadores que já estavam a ser utilizados nas escolas.
“A escola assumiu a aquisição de hotspots de ligação à Internet, que serão distribuídos consoante as necessidades”, frisa o diretor do agrupamento de escolas, Carlos Peixoto.
A entrega destes equipamentos deverá estar concluída em breve, no entanto pode estar dependente da disponibilidade de resposta dos fornecedores.
Ainda na procura de soluções para responder às necessidades, a câmara de Alijó apostou na promoção do projeto “Keep Student” e contou com a colaboração de algumas juntas de freguesia.