Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021

Município garante ensino à distância para todos os alunos

A autarquia de Alijó e o agrupamento de escolas D. Sancho II têm vindo a trabalhar para dar resposta aos novos desafios educativos, provocados pela pandemia de covid-19. O objetivo passa por garantir que todos os alunos do concelho têm acesso ao ensino à distância.

-PUB-

O primeiro passo foi fazer um levantamento exaustivo das necessidades dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do município, tendo o agrupamento de escolas sinalizado 66 alunos sem computador ou acesso à internet.

“Desde a primeira hora, a câmara municipal teve a preocupação de universalizar a igualdade de oportunidades e assegurar que todos os alunos do concelho dispõem de meios tecnológicos para aceder aos conteúdos educativos, até que as atividades letivas presenciais sejam restabelecidas”, sublinhou José Rodrigues Paredes, presindente da autarquia.

Nesse sentido, a câmara adquiriu computadores e equipamentos informáticos e investiu na rentabilização de recursos tecnológicos já existentes, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, para garantir que todos os alunos tenham acesso à nova modalidade de ensino.

Foram adquiridos computadores novos, equipamentos periféricos e componentes, como ratos e discos de memória, que permitiram recuperar computadores que já estavam a ser utilizados nas escolas.

“A escola assumiu a aquisição de hotspots de ligação à Internet, que serão distribuídos consoante as necessidades”, frisa o diretor do agrupamento de escolas, Carlos Peixoto.

A entrega destes equipamentos deverá estar concluída em breve, no entanto pode estar dependente da disponibilidade de resposta dos fornecedores. 

Ainda na procura de soluções para responder às necessidades, a câmara  de Alijó apostou na promoção do projeto “Keep Student” e contou com a colaboração de algumas juntas de freguesia.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.