Terça-feira, 14 de Julho de 2026
InícioCarrazeda de AnsiãesMunicípio investe em trabalhos na rede de abastecimento de água

Município investe em trabalhos na rede de abastecimento de água

Várias obras de modernização da rede de abastecimento de água estão em curso no concelho de Carrazeda de Ansiães.

O município de Carrazeda de Ansiães está a desenvolver um conjunto de trabalhos de modernização das infraestruturas do ciclo urbano de água.

As obras têm como objetivo aumentar a segurança do sistema de abastecimento, reduzir perdas de água, melhorar a eficiência da rede e reforçar a qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo a autarquia, numa publicação nas redes sociais, estão atualmente a decorrer a substituição de um troço de adutora entre a vila e Parambos. Esta obra vai permitir “aumentar a segurança e a capacidade do sistema de abastecimento de água” e representa um investimento de setecentos mil euros.

Ao mesmo tempo, decorrem trabalhos de substituição de um troço que liga os depósitos de Samorinha e de Zedes, de outro troço na Serra da Lousa entre Castanheiro do Norte e Fiolhal, e ainda da principal adutora do concelho, responsável pela ligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o depósito do Ferreiro, em Carrazeda de Ansiães. De acordo com o município, estas melhorias vão “reforçar a fiabilidade de duas das principais infraestruturas do sistema municipal de abastecimento de água”.

Encontra-se também em curso a empreitada de construção das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais da aldeia de São Lourenço. A autarquia refere que esta empreitada tem como objetivo “melhorar as condições de vida da população e na proteção ambiental”. O investimento ronda os quatrocentos mil euros.

Em breve, o município prevê lançar um concurso para substituir um novo troço da adutora, entre o depósito de Zedes e as localidades de Felgueira e Pereiro. Este troço irá permitir dar sequência ao processo de renovação das condutas mais antigas do concelho, com um investimento previsto de cerca de quatrocentos mil euros.

Segundo a autarquia, todas estas obras “refletem a aposta na valorização das infraestruturas hidráulicas, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, reduzindo perdas na rede, minimizando o risco de avarias e assegurando um abastecimento de água cada vez mais seguro e sustentável para as populações”.

Todos estes investimentos contaram com o apoio de fundos comunitários, através do POSEUR e do Norte 2030.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS