Domingo, 22 de Maio de 2022

Município irá promover igualdade de género no território

A autarquia aguiarense integra, desde o dia 2 de fevereiro, o conjunto de municípios e regiões da Europa que são promotores da Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local

Desta feita, o presidente da câmara municipal, Alberto Machado, assinou e assumiu o “compromisso de que esta entidade irá cumprir as disposições da Carta”. Nesse sentido, “a autarquia está a conceber um plano de ação para realizar parcerias e atividades em prol “de uma maior igualdade entre todos e todas”.

A este propósito, o município frisou que “a igualdade das mulheres e dos homens é um direito fundamental, constituindo um valor capital para a democracia. A fim de ser completamente conseguido é necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida: política, económica, social e cultural”.

A Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local, elaborada e promovida pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa e seus parceiros, em 2006, “dirige-se às coletividades locais e regionais da Europa, que são convidadas a subscrevê-la, a tomar publicamente posição relativamente ao princípio de igualdade das mulheres e dos homens e a implementar, no seu território, os compromissos definidos na Carta”, lê-se no documento.

“Para assegurar a implementação destes compromissos, cada signatário deve redigir um Plano de ação para a igualdade que estabeleça as prioridades, as ações e os recursos necessários à sua realização. Assim, cada autoridade signatária assume o compromisso de colaborar com todas as instituições e organizações do seu território no intuito de promover a instauração, de facto, de uma verdadeira igualdade”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.