Com esta renovação, o município compromete-se a cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia (UE) para a próxima década, até 2030, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente de Dióxido de Carbono (CO2) no seu território em pelo menos 40%, e a aumentar, na mesma percentagem, a eficiência energética e o uso de energias renováveis.
Cada subscritor assinou um acordo voluntário e unilateral e tem como obrigatoriedade preparar, no prazo de dois anos, um Plano de Ação de Energia Sustentável (PAES), onde conste um conjunto de ações que permitam executar as metas estabelecidas no pacto, em matéria de clima e energia.
As ações a desenvolver incluem, também, a sensibilização e mobilização das populações para a participação no desenvolvimento do PAES. Assim, todos aqueles que pretendam colaborar na concretização dos desígnios do pacto podem enviar as suas sugestões para o e-mail municipio@cm-boticas.pt ou visitar o site www.eumayors.eu.
Recorde-se que o “Pacto de Autarcas”, lançado em 2008 na Europa, foi a primeira iniciativa da Comissão Europeia dirigida a entidades locais, regionais e nacionais e aos seus cidadãos, com a finalidade de assumirem uma posição na luta contra as alterações climáticas e o aquecimento global.