Domingo, 13 de Outubro de 2024
No menu items!

Município organiza “1º encontro pela paz”

Com o intuito de sensibilizar para a necessidade da cultura de não-violência e da paz nas escolas, e porque esta só é atingida através do entendimento e do diálogo, o município de Vila Real vai organizar, amanhã, o I Encontro pela Paz, uma atividade dinamizada em parceria com a equipa multidisciplinar “Inovar para o Sucesso”.

-PUB-

A iniciativa tem lugar nos claustros do antigo Governo Civil, a partir das 15h00, com a participação dos agrupamentos de escolas do concelho. Ana Paula Monteiro, da UTAD, vai falar sobre as “competências de gestão construtiva de conflitos” e Inês Andrade, da NoBully, vai explicar o que é ser “um agente anti-bulling”.  

O objetivo passa por “educar para a paz e para a não-violência”, o que pressupõe ensinar e aprender a resolver e gerir conflitos. “É perceber que o confronto está presente de forma constante na sociedade como uma manifestação da diversidade de interesses, culturas e necessidades. Ainda que não existam soluções milagrosas, existem mecanismos que permitem pensar e resolver estas questões de forma diferente, pois promovem a cultura da paz”, explica a autarquia em comunicado, acrescentando que o diálogo, a troca de ideias e o debate “serão sempre uma forma pró-ativa de promover comportamentos adequados, fornecendo as ferramentas necessárias à identificação e gestão de conflitos, criando igualdade e equidade nos vários contextos educativos, ao nível da aprendizagem, das emoções, das vivências”.

O encerramento será feito pelo vereador com o pelouro da educação na autarquia, Alexandre Favaios.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS