Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Município promoveu sessão de esclarecimento

O município de Murça desenvolveu, no domingo, uma sessão pública de esclarecimento na localidade de Sobreira, freguesia de Candedo, na qual foi abordado, entre outros assuntos, o Programa Especial de Ordenamento de Foz Tua, que se encontra na fase final de elaboração.

-PUB-

Com a Declaração de Impacto Ambiental favorável ao Empreendimento Hidrelétrico de Foz Tua, em 2009, e posterior classificação da albufeira como uma albufeira protegida, em 2011, foi decidida a elaboração de um programa especial de ordenamento que vai propor medidas de salvaguarda e condicionantes à utilização do espelho de água, mas também numa faixa de proteção da zona terreste de 500 metros horizontais à margem da albufeira.
Em Murça, a localidade mais afetada pela albufeira é precisamente a aldeia de Sobreira, pelo que o executivo decidiu partilhar com a população as medidas e restrições que constam da proposta da Agência Portuguesa do Ambiente. 
Realçando que o documento em elaboração é uma proposta, a autarquia terá agora uma fase de propor alterações e, para que essas alterações sejam o mais possível coincidentes com os anseios das populações, foi importante ouvir e perceber quais as reais necessidades da população.
Foram abordadas questões relacionadas com o recreio e lazer como seja a pesca ou prática balnear e náutica de recreio. O presidente da autarquia, Mário Artur Lopes, alertou também para “o problema que a constante oscilação da água provoca na albufeira junto à foz da ribeira de milhais”. Informou ainda que “com carater de urgência solicitou a intervenção junto das entidades competentes, de forma a minimizar os efeitos dessa constante subida e descida de água”.
A câmara apresentou também uma proposta de requalificação da escola primária da Sobreira que prevê a reabilitação do atual edifício. Além disso, foram  apresentadas ações que possam resolver problemas antigos e que se foram agravando nos últimos anos, como a reabilitação da eficiência energética da iluminação pública, pela substituição e expansão da rede, bem como a estabilização da corrente elétrica na Aldeia de Sobreira, com a construção de um novo Posto de Transformação.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS