De forma simbólica, este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, os municípios vão desligar a iluminação de vários espaços emblemáticos nas localidades.
No caso de Chaves, a autarquia vai desligar a iluminação exterior do Edifício da Câmara Municipal, da Torre de Menagem, do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, do Jardim do Bacalhau e da Biblioteca Municipal.
O município de Santa Marta de Penaguião compromete-se a, entre as 20h30 e as 21h30, apagar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho e de alguns monumentos do concelho.
Uma iniciativa que se junta às ações de sensibilização junto de toda a comunidade escolar, com a plantação de diversas árvores de frutos para promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e variada.
À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Câmara Municipal de Boticas também vai desligar, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação dos edifícios e monumentos públicos mais emblemáticos do concelho.
Já no distrito de Bragança, o Município da Alfândega da Fé irá desligar as luzes dos Paços do Concelho, Torre do Relógio, Centro de Interpretação do Território. Adicionalmente, o município compromete-se em 2023 a reforçar a sensibilização aos colaboradores incutindo boas práticas ambientais para a poupança de energia, promover ações de sensibilização com a comunidade escolar, implementar gradualmente lâmpadas LED nos edifícios municipais, controlar a unidade de autoconsumo fotovoltaico, que corresponde a 20% do consumo da energia do edifício dos Paços do Concelho, instalar ponto de carregamento para viaturas elétricas.
Também hoje, o Município de Miranda do Douro vai desligar as luzes da Câmara Municipal, Casa da Cultura e Edifício das 4 Esquinas. A autarquia compromete-se ainda a promover o consumo de produtos locais de forma a reduzir o impacto ambiental.
A iniciativa “Hora do Planeta” tem sido promovida desde 2007 pela organização WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de combater as alterações climáticas decorrentes do uso excessivo de recursos.
A “Hora do Planeta” é uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, aumentar a utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis.
Este ano o desafio é ir mais além e incentivar também as pessoas a dedicar uma hora a fazer algo positivo pelo planeta, assegurando desta forma um compromisso para uma vida mais sustentável.